Educação para diversidade e enfrentamento das discriminações contra crianças e adolescentes

O desrespeito à diversidade e as discriminações baseadas em gênero, etnia e orientação sexual são responsáveis por inúmeras violências contra crianças e adolescentes. Por esta razão, a educação para diversidade é um dos temas-chave na agenda de trabalho do INDICA. A atuação mais relevante do INDICA nesta área foi o Projeto Bem-Me-Quer: Educação para diversidade (2009-2010).

O Projeto teve como objetivo contribuir para a diminuição dos preconceitos e das discriminações e para a melhoria da convivência entre crianças e adolescentes brasileiros, promovendo uma educação de respeito e de valorização à diversidade. Os temas trabalhados pelo Projeto foram: raça/etnia, regionalismo, religião, gênero, orientação sexual, estereótipos, deficiências e classe social.

Para isso, foram realizadas diversas atividades, utilizando-se de diferentes metodologias, considerando o contexto em que estavam inseridas crianças e adolescentes, os diferentes espaços e o leque de violações e violências.

Período de execução: 2009 e 2010

Principais parceiros: Inter American Foundation; Fundação Itaú Social; Projeto Criança Esperança / Rede Globo de Televisão; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Algumas atividades do projeto foram:

  • Exposição Interativa Bem-Me-Quer, na Cidade Ocidental – Goiás, atendendo cerca de 5.700 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino local.

  • Produção da série de dez Livros Infantis, alcançando 1.600 escolas públicas no Brasil e 16.000 crianças e adolescentes, em parceria com a Fundação Itaú Social.

  • Produção da série de cinco Jogos Pedagógicos, abordando as temáticas de gênero e de raça/etnia, desenvolvida pela equipe do Projeto Unidade na Diversidade, parceiro do Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos.

  • Produção de uma série de vídeos intitulada Todo Tipo de Gente, para exibição na Mostra de Filmes destinada a alunos das escolas públicas do Distrito Federal, atingindo cerca de 20.000 crianças e adolescentes, num período de oito meses.

  • Criação de cinco personagens digitais para internet inspirados na toy art que gerou a realização de um concurso de contos para alunos da rede municipal de ensino da Cidade Ocidental, Goiás.

  • Realização da campanha Todo mundo é diferente, igual no coração, VT de 30 segundos que contou com a participação de crianças e do comediante Renato Aragão (Didi), veiculada na mídia de massa (Rede Globo, SBT, TV Bandeirantes e Rede Record).

Em 2014, o INDICA doou materiais produzidos pelo Projeto Bem-Me-Quer: Educação para Diversidade para a Secretaria de Educação do Distrito Federal: foram aproximadamente 2.000 kits contendo vídeo e manual para uso dos professores da rede pública de ensino.