Enfoque de gênero

As questões de gênero ocupam, desde 2009, prioridade na ação institucional do INDICA, uma vez que podem produzir desigualdades no acesso a direitos de meninas e meninos, além de ser um tema pouco discutido e previsto no âmbito das políticas para a infância e a adolescência. Alguns exemplos de estudos e publicações no tema:

Relatório Análisis de situación del proceso de notificación de casos de violencia sexual contra niños, niñas y adolescentes en las unidades de salud (Foco en los casos de embarazo de adolescentes menores de 14 años).

Este informe é baseado em revisão de leis, documentos técnicos e literatura especializada e entrevistas em profundidade em unidades de distintas regiões do país, apresenta os obstáculos do processo de notificação de delitos sexuais perpetrado contra crianças e adolescentes e oferece recomendações para incrementar o processo.

Período: junho/2018 a março/2019

Parceiros: Consultoria prestada ao Ministerio de la Salud Publica, por intermédio do Fondo de las Naciones Unidas para la Niñez de la Republica del Ecuador.

Circulação restrita. 

Documento de Recomendações: Lineamentos para revisión de la Norma Técnica de Atención Integral en Violencia de Género del Ministerio de Salud Publica del Ecuador.

Esta Norma Técnica é o principal instrumento de orientação dos serviços de saúde sobre como proceder para a atenção de pessoas vitimizadas pela violência de gênero. As recomendações oferecidas foram na direção de ampliar, na edição revisada, o foco na violência contra crianças e adolescentes para evitar a revitimização.

Período: junho/2018 a março/2019

Parceiros: Consultoria prestada ao Ministerio de la Salud Publica, por intermédio do Fondo de las Naciones Unidas para la Niñez de la Republica del Ecuador.

Circulação restrita. 

Estudo Gravidez na Adolescência no Brasil: vozes de meninas e de especialistas. 

Publicação que apresenta reflexões sobre o tema a partir do olhar de atores e atrizes diversos, sobretudo de meninas grávidas e mães, a fim de colaborar para aprimorar as políticas, programas e serviços públicos voltados à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes.

Período: 2017

Parceiros: UNICEF e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Livro Ser menina no Brasil – marcações de gênero em contexto de desigualdades. 

Publicação que reflete sobre questões de gênero relacionadas às meninas, com enfoque no grupo etário entre 6 a 14 anos. Teve por finalidade subsidiar o agendamento da academia na temática de gênero e de infância e contribuir na construção da ponte entre a pesquisa acadêmica e a propositura de políticas públicas, com vistas ao enfrentamento das discriminações de gênero e à melhoria da vida das meninas no Brasil e no mundo.

Período: 2016

Parceiros: Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), UNICEF, Plan Internacional Brasil, Childhood Brasil.

Caderno Empoderamento de meninas: como iniciativas brasileiras estão ajudando a garantir a igualdade de gênero.

Publicação que tem como objetivo contribuir para o debate sobre as condições de vida de meninas brasileiras e convocar os setores responsáveis a promover a equidade de gênero e o empoderamento de meninas, conforme compromisso assumido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5).

Período: 2016

Parceiros: UNICEF, Plan Internacional Brasil, Childhood Brasil.

Pesquisa Por ser menina: percepções, expectativas, discriminações.  

O INDICA foi entidade colaboradora na pesquisa Por ser menina: percepções, expectativas, discriminações, barreiras, violências baseadas em gênero e habilidades para a vida das meninas de 6 a 14 anos nas cinco regiões do Brasil, executada pela empresa Socializare – Pesquisa, Capacitação e Produção Cultural. Foram ouvidas cerca de 2.000 meninas nos estados do Pará, Maranhão, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal sobre sua percepção do que é ser menina. Os dados levantados subsidiaram parte da campanha global da Plan Internacional Por Ser Menina (capítulo brasileiro), que teve por finalidade a melhoria da qualidade de vida das meninas no mundo todo, focando o direito à educação, o fim das discriminações e da violência baseadas em gênero e a promoção da igualdade de gênero.

Período: (2013-2014)

Parceiros: Plan Internacional, Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade da Amazônia (UNAMA).