Portfólio

Educação para diversidades

O desrespeito à diversidade e as discriminações baseadas em gênero, etnia e orientação sexual são responsáveis por inúmeras violências contra crianças e adolescentes. Por essa razão, a educação para diversidade é um dos temas-chave na agenda de trabalho do INDICA.

Enfrentamento da violência

Com a finalidade de subsidiar a produção de metodologias de intervenção, o INDICA realiza, desde sua criação, estudos e pesquisas relacionados sobretudo às quatro formas de violências mais recorrentes contra crianças e adolescentes, segundo bases de dados oficiais do Brasil.

Enfoque de gênero

As questões gênero ocupam, desde 2009, prioridade na ação institucional do INDICA, uma vez que podem produzir desigualdades no acesso a direitos de meninas e meninos, além de ser um tema pouco discutido e previsto no âmbito das políticas para a infância e a adolescência.

Políticas públicas intersetoriais

Assessoria na implantação de políticas públicas intersetoriais
Dentre os projetos que buscam superar os limites da setorialidade na busca de ações mais articuladas e integradas, destacamos…

Direitos e acesso à justiça

O acesso à justiça é fundamental para consolidação dos direitos de crianças e adolescentes, pauta com a qual o INDICA possui comprometimento institucional e um amplo leque de experiências.